O passe é transfusão de bio-energia, ministrado por pessoas de boa vontade, independentemente de qualquer faculdade especial. Pela imposição de mãos (sem tocar na pessoa), o passista oferece os seus fluidos, reforçados pela assistência do plano espiritual que melhor conhece as necessidades de cada um e seu mérito.
Nenhum passista é melhor do que outro e todos atuam sob influência direta dos Espíritos Superiores, sempre que orientados pelo amor ao próximo e no esforço sincero de aprimorar a mente e o coração e ampliar o prazer de servir ao bem desinteressadamente.
No Centro Espírita Amor e Caridade, o passe é dado à Segunda-feira e à Quinta-feira às 17,00 horas, após a Palestra Pública, cujo teor sempre se relaciona com a vida humana, sob as luzes da filosofia espírita e moral cristã, bem expressas no "O Livro dos Espíritos" e "Evangelho Segundo o Espiritismo". Sua assistência é de importância capital no processo de moralização e espiritualização dos colaboradores e frequentadores da Casa Espírita.
Aos sábados o passe é também ministrado no final da palestra Pública, que têm início às 16 horas, sempre subordinada a tema doutrinário. O assunto à Luz do Espiritismo.